Os desafios mais comuns dos profissionais do SUAS

O SUAS é um sistema público brasileiro que tem, como objetivo organizar os serviços socioassistenciais prestados no país, de forma descentralizada e valorizando suas articulações nas três esferas do governo. Porém, como qualquer sistema político-social no país, o SUAS encontra dificuldades e desafios que devem ser ultrapassados, não somente por sua equipe de gestão, mas também por sua equipe técnica que é responsável pelo relacionamento direto com as famílias e indivíduos que recebem os cuidados de cada serviço.

No texto de hoje vamos falar um pouco sobre alguns dos desafios comumente encontrados por estes profissionais e o que pode ser feito para que eles possam ser resolvidos sem grandes prejuízos aos objetivos do SUAS. Continue acompanhando com a gente e confira!

Equipe de profissionais do SUAS 

As equipes profissionais das várias esferas de atuação do Sistema Unico de Assistência Social são organizadas de acordo com os equipamentos e serviços em que estão alocados. A composição completa desta equipe é essencial para a manutenção da qualidade e da prestação de serviços socioassistenciais nas regiões que contam com a ajuda destes programas, e a falta destes profissionais é um dos maiores problemas dos municípios, já que a demanda de atendimento das populações brasileiras é alta.

Os profissionais mais comumente encontrados nestes serviços são psicólogos (especialmente aqueles com conhecimento e prática com indivíduos atendidos por políticas sociais), pedagogos, assistentes sociais e técnicos.

Todos estes têm participação ativa no funcionamento correto dos serviços, e são corresponsáveis, assim como seus gestores, pelo bom resultado final destas ações.

Os desafios encontrados por estes profissionais

Como apresentamos no início deste texto, os desafios do funcionamento correto do SUAS não existem somente para os responsáveis pela gestão pública deste sistema: eles também são encontrados no dia a dia de trabalho dos profissionais das equipes técnicas de cada serviço social, que são o contato direto da população com o apoio do governo. Os desafios mais comuns encontrados por estes profissionais são:

Registro e divulgação de informações

A dificuldade de gestão das informações das famílias e indivíduos atendidos em cada programa social gerenciado pelo SUAS é capaz de influenciar de maneira significativa o trabalho dos profissionais das equipes. Como as informações colhidas por assistentes sociais e psicólogos são responsáveis por formar a base de trabalho destes profissionais que atuam diretamente no planejamento de ações específicas para a população que recebe estes serviços, elas devem ser corretamente armazenadas e repassadas entre toda a equipe.

Muitos serviços ainda contam com o registro destas informações em documentos de papel, que podem ser perdidos ou danificados quando armazenados por muito tempo, prejudicando todo o trabalho realizado naquela região. Uma solução que tem sido encontrada por gestores destes serviços é contar com a informatização destes dados, tanto no momento da coleta, quanto na análise das informações, garantindo mais segurança e confiabilidade na utilização destes dados.

e-book vigilância socioassistencial

Falta de conhecimento sobre as políticas sociais e processos relacionados aos serviços

Saber exatamente como funciona o SUAS em todas as suas esferas políticas é essencial para os profissionais que trabalham neste tipo de serviço. Como o SUAS é uma política nova e ainda em construção, é importante que estes profissionais estejam atentos as orientações dos órgãos articuladores e, sempre que possível, troquem experiências com outros profissionais que já atuam neste sistema e que podem ajudar a solucionar dúvidas.

Como a demanda destes serviços é muito grande, muitas vezes os novos profissionais não recebem treinamento e capacitação relacionadas com as atividades que serão executadas. Para evitar este tipo de problema, os gestores das equipes de atendimento social da população devem planejar treinamentos regulares, divulgando as legislações e os objetivos do SUAS para sua equipe.

Liberação de recursos

Sabemos que o repasse financeiro dos governos federais, estaduais ou municipais para os programas, projetos e ações realizadas pode ser um grave dificultador do funcionamento correto destes serviços, afinal estes recursos são essenciais para a estruturação correta do atendimento em cada município.

A liberação destes recursos pode atingir diretamente o trabalho dos profissionais atuantes nas equipes do SUAS, já que eles seriam utilizados não somente para efetuar o pagamento do salário destes membros, mas para comprar materiais para serem utilizados no campo de trabalho, para realizar treinamentos de capacitação e nivelamento das equipes nos vários níveis de atuação do SUAS e, também, para garantir infraestrutura adequada ao local de trabalho destes profissionais, quanto para a execução de suas atividades.

A regularização da liberação destes recursos, infelizmente, pode ser dificultada por políticas locais ou até mesmo por falta de organização na gestão local de cada serviço.

Saiba mais sobre a liberação dos recursos com  LOAS 

Acesso às famílias

Outro desafio dos profissionais do SUAS é o acesso às famílias que precisam do apoio assistencial. A população, por muitas vezes, não é corretamente informada em relação ao o que deve ser feito para conseguirem usufruir destes benefícios, da mesma maneira que os profissionais não conseguem localizar as famílias por causa de problemas com o cadastro ou com a atualização do mesmo. Isto prejudica, significativamente, o trabalho destes profissionais, já que muitas famílias acabam ficando sem a assistência necessária por não participarem dos programas ou serviços assistenciais oferecidos.

SITE GESUAS

Apesar de todos os desafios apresentados acima, o SUAS é o principal projeto de cunho social do governo brasileiro, que vem permitindo que muitas famílias saiam da miséria, tenham novas oportunidades de trabalho e saiam de situações de risco e vulnerabilidade, melhorando o perfil social da população brasileira. As dificuldades encontradas são comuns em quaisquer projetos que ainda estão em fase inicial de implantação em todo o país. Contornando estes desafios, com a dedicação dos profissionais e também com o avanço da tecnologia, o SUAS continuará sendo referência para garantia dos direitos daqueles que mais precisam.

Qual é a sua opinião sobre este assunto? Quais os desafios que você considera comuns para profissionais de equipes de assistência social no país? Compartilhe suas experiências e suas dúvidas através dos comentários!

Veja também:

Comentários