Atividades do SCFV para idosos

Atividades do SCFV para idosos

Tempo de leitura: 7 minutos

A temática acerca do envelhecimento objetiva suscitar o debate e a reflexão sobre o papel e o lugar da pessoa idosa na sociedade e suas possibilidades de contribuição. A concepção da velhice como uma das fases do desenvolvimento humano, com suas perdas e ganhos, constitui-se como a base para o debate e reflexão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas.

Tendo em vista o processo de envelhecimento, compreender o funcionamento do trabalho social em grupos é fundamental para os profissionais que atuam nesta área.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas deve levar em consideração que a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social, e que a vivência em grupo, proporciona experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, que estimulam e potencializam a capacidade de escolher e decidir.


Saiba mais: O SCFV para idosos


Vejamos agora como são executadas e de que forma as atividades do SCFV para pessoas idosas, e suas contribuições para um envelhecimento saudável.

Oferta do SCFV para idosos

A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais prevê que a oferta do SCFV para pessoas idosas pode ser realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em Centros de Convivência, desde que referenciados ao CRAS.

Entenda o que dever ser ofertados em cada nível de proteção em nosso post especial: O que é ofertado na proteção social básica e proteção social especial 

Os grupos do SCFV para pessoas idosas são compostos por até 30 usuários, e no que se refere às atividades desenvolvidas, estas poderão ser realizadas em dias úteis, feriados ou finais de semana, em horários programados, e de acordo com a demanda existente no município.

[rock-convert-pdf id=”999″]

A importância de se  planejar as atividades dos grupos do SCFV para idosos

Como forma de intervenção social planejada, o SCFV cria situações com o intuito de estimular e orientar os usuários, na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas. Trata-se de uma intervenção que tem o planejamento, como a chave para se desenvolver uma intervenção social com qualidade. 

Graças ao planejamento das atividades, pode-se delimitar as abordagens e as intervenções a serem realizadas, tendo em mente que para isso, é preciso seguir algumas regras como: 

  • Possuir clareza dos objetivos a serem alcançados;  
  • Delimitar o tempo para a execução das ações;
  • Conhecer as características específicas de cada grupo com que se vai trabalhar; 
  • Definir os métodos (temas que serão desenvolvidos, como serão abordados, como vão ser articulados) e as técnicas (dinâmicas e recursos didáticos); 
  • Criar procedimentos e instrumentos para acompanhamento, avaliação e  sistematização das ações.

Quais são as estratégias/metodologias do SCFV para o trabalho com grupos de idosos?   

Para conduzir o grupo ao alcance dos objetivos previstos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o orientador ou educador social do SCFV pode recorrer a diversas ações ou estratégias para mediar os grupos.     

As atividades  devem contribuir para um processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.       

Dentre as estratégias que podem ser utilizadas, está a realização de: oficinas de cidadania, por meio das quais serão obtidas informações sobre acesso a direitos, riscos sociais, violência contra a pessoa idosa, etc.; oficinas de esporte e lazer, em que as pessoas idosas farão atividades manuais (bordado, pintura, jardinagem, artes plásticas); atividades físicas (yoga, alongamento, hidroginástica, dança) e participarão de dinâmicas e jogos coletivos; oficinas artísticas e culturais (sessões de cinema, coral, música, poesia);  passeios e visitas a equipamentos de cultura, lazer e cívicos; entre outros. 

 As oficinas e as atividades recreativas são estratégias para potencializar e qualificar as ações dos grupos do SCFV.  É importante ressaltar que as oficinas, palestras e as confraternizações eventuais, não constituem o SCFV, são apenas estratégias para tornar os encontros  atrativos, de modo a favorecer o diálogo através da apresentação de temas a serem abordados junto aos usuários, visando sempre o alcance dos objetivos esperados nos grupos, e colaborando para a construção de vínculos entre os usuários e destes com os profissionais. 

Quais são os objetivos das atividades em grupo do SCFV para pessoas idosas?                                  

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, são objetivos gerais do  trabalho em grupo com pessoas idosas, os relacionados a seguir:             

  • Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;  
  • Prevenir a institucionalização e a segregação de pessoas idosas, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
  • Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios;
  • Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos;
  • Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários;
  • Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
  • Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.

Dentre os objetivos específicos, o SCFV para pessoas idosas visa:

  • Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo;
  • Assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária;
  • Detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida;
  • Propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos usuários.

Propiciar momentos de reflexão sobre as questões vivenciadas pelos usuários são os objetivos do SCFV, de modo a fazer com que os idosos  identifiquem seus direitos e as formas para acessá-los.

Eixos estruturantes das atividades do SCFV para idosos 

As atividades do  SCFV para Pessoas Idosas é desenvolvido com base em três eixos estruturantes:

  1. Convivência Social e Intergeracionalidade;
  2. Envelhecimento Ativo e Saudável, e
  3. Autonomia e Protagonismo.

Estes eixos visam o planejamento e a organização do serviço de modo que as atividades sejam desenvolvidas de maneira integrada e se constituam em situações criativas e desafiadoras, visando alcançar os objetivos do serviço.

Conclusão

Importante serviço da Proteção Social Básica, o SCFV para Pessoas Idosas, tem em suas atividades elementos que contribuem para um processo de envelhecimento saudável e autônomo, através de espaços de reflexão, que permitem aos idosos compartilhar suas experiências, desenvolver habilidades e capacidades, e principalmente para o protagonismo e a participação social das pessoas idosas nos espaços de controle social.

conheca gesuas

Referências Bibliográficas

Veja também:


Comentários